Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as festas de santos populares não são uma tradição exclusivamente portuguesa. No Brasil, também há comemoração de arromba, de tal forma significativa que a “festa junina” – é assim que é conhecida do outro lado do Atlântico – é considerada o segundo festejo popular mais comemorado no Brasil depois do Carnaval. O São João, como também é conhecido, celebra a diversidade cultural do país.
Uma festa cheia de cores, música, sabores e costumes, que se prepara para viajar para vários pontos da Europa. Lisboa vai ser o primeiro ponto de passagem desta mostra popular, que viaja, depois, até Madrid, Roma e Paris – o périplo vai estender-se ao longo de quase dois meses.
Se está pela capital portuguesa, ou caso ainda esteja a programar uma saída nas mini-férias da Páscoa que estão aí à porta, esta pode ser uma proposta a ter em conta. Acima de tudo, porque constitui uma oportunidade rara para ver e sentir de que forma os santos populares são celebrados no Brasil.
A chegada desta festa a Lisboa acontece já no dia 7, às 19 horas, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, com um espectáculo inaugural que contará com a actuação de Lucy Alves, Os Gonzagas e o grupo Pé Cerrado. Um evento que serve como pontapé de saída para uma programação que promete marcar a “movida” lisboeta entre os dias 7 e 16 de Abril, com uma programação cultural gratuita, em vários pontos da cidade, que inclui exposições, intervenções artísticas, workshops de gastronomia e espectáculos ao vivo.
Para além dos artistas que são cabeça de cartaz, haverá músicas regionais e danças folclóricas a cargo de vários grupos brasileiros, assim como comida típica assinada pela Chef Morena Leite e elementos expositivos das principais festas juninas do Brasil: Campina Grande, em Paraíba; Caruaru, em Pernambuco; São Luís, no Maranhão; Mossoró, no Rio Grande do Norte; Aracaju, em Sergipe; Ceilândia, em Brasília, e o São João da Bahia, com comemorações em todo o Estado.
Comece já a preparar uma deslocação até à capital portuguesa para aproveitar ao máximo esta festa cheia de ritmo, que resulta de uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI) – com o apoio da Embratur. Pode consultar o programa completo aqui.